A Vision Engineering desenvolveu o Hawk®, um sistema de medição sem contato exclusivo que é o primeiro a oferecer exibição de imagem óptica verdadeiro combinada com detecção de extremidade de vídeo totalmente automática. Essas tecnologias já estavam disponíveis individualmente, mas nunca haviam sido combinadas.

Dois em um (medição de vídeo e óptica)

O Hawk pode ser executado no modo totalmente automático ou motorizado ou manualmente. Para uma rápida mudança de produto, a operação manual permite configuração muito rápida em qualquer tarefa de medição. Para produção de alto volume, a automação permite inspeção objetiva e repetida muito mais rápida do que a medição manual.

Entre esses extremos, há um grande número de áreas de aplicação que se beneficiam da automação parcial, quando os componentes não podem ser verificados automaticamente ou quando a variedade de produtos dificulta as várias rotinas de medição.

O Hawk permite que ambas as técnicas sejam usadas em um sistema, possibilitando várias oportunidades nas quais as tecnologias anteriores seriam insuficientes. Uma área de aplicação significativa para a nova tecnologia Hawk é a inspeção de componentes automotivos moldados.

Critérios de fabricação

Os componentes automotivos possuem requisitos críticos de qualidade em termos de função, tolerância e aparência estética. Cada vez mais os componentes plásticos estão sendo usados na fabricação automotiva, que usava anteriormente aço ou alumínio. Isso não é apenas limitado à decoração interior, mas inclui também os componentes mecânicos.

Ao reduzir o peso geral e melhorar a disponibilidade de acabamentos, essa tendência demanda que os critérios de fabricação de tais componentes de plástico sejam equivalentes aos anteriormente associados aos metais usinados.

Benefícios exclusivos do Hawk

Os moldes automotivos tendem a ser fabricados em cores de baixo contraste e escuras, mas frequentemente nas cores preta, próximas ao preto ou várias tonalidades de cinza. Como resultado, esses componentes são bem coordenados com uma ampla variedade de combinações de cores nos carros atuais. Apesar de ser bom para o designer do carro, isso também torna a calibração e a visualização precisas muito mais problemáticas.

Ao medir um objeto de baixo contraste e preto em um fundo de contraste baixo e preto há desafios significativos para a maioria dos sistemas de medição sem contato. E é nessa etapa que os benefícios exclusivos do sistema Hawk são usados.

Como exemplo, o painel de controle do clima da Peugeot é moldado em uma cor cinza muito escura. Esse painel deve encaixar exatamente no conjunto de controle de clima ou a unidade poderá ser afetada e o motorista verá um encaixe ruim.

Esse painel é fabricado, em alto volume, por empresas terceirizadas e exige várias medições importantes para ser precisamente verificado. Um operador que usa sistemas ópticos pode ser custoso, pois muitos deles são altamente repetíveis.

Um sistema baseado em vídeo automatizado enfrentaria dificuldades devido ao contraste muito baixo entre as extremidades preto no preto. A solução é uma abordagem combinada como a usada pelo Hawk.

As extremidades básicas e claramente definidas podem ser medidas automaticamente usando tecnologia de detecção de extremidade de vídeo (VED). Isso permite que a maioria das verificações sejam totalmente automatizada, possibilitando que o operador faça menos tarefas repetidas e tenha mais tempo.

Após essas tarefas serem concluídas, o cabeçote de exibição óptica patenteado por ser usado, permitindo que o operador use experiência subjetiva e a capacidade de definir manualmente um recurso para medir as características de baixo contraste e difíceis. O resultado é um sistema que oferece o melhor dos dois mundos.

Projeto por engenheiros, para engenheiros

A tecnologia Dynascope patenteada apresenta imagem óptica pura e clara para o operador através do cabeçote de exibição de pupila de saída estendida. A imagem não foi digitalizada e não sofrerá perda da reprodução de cor ou problemas de contraste.

Os sistemas com base em vídeo sempre passam por problemas ao visualizar recursos com contrastes baixos de preto no preto, branco no branco ou transparentes, como visto em vários moldes automotivos. O cérebro humano é, de longe, o melhor sistema de processamento de imagens disponível e, para objetos ópticos difíceis, os melhores resultados serão os advindos de uma imagem óptica pura sendo visualizada por um operador.

Usando um sistema Hawk totalmente automatizado, a maioria das medições pode ser controlada pelo software de PC com a apresentação de apenas peças complexas ao operador, que pode inserir as localizações das extremidades.

Especificação excessiva tornou-se um problema no ambiente de produção. A usabilidade é igualmente importante à capacidade atual do chão de fábrica, pois um sistema completamente capaz e poderoso proporcionará apenas benefícios se puder ser usado diariamente pela equipe de produção. Foi esse pensamento que levou ao desenvolvimento da família Hawk como sendo “projetada por engenheiros, para engenheiros”.

Ciclo de trabalho de inspeção reduzido e repetibilidade aprimorada.

O Hawk deve ser usado no ou próximo ao chão de fábrica, de modo direito e pelos engenheiros não especialistas e com muitas habilidades que executam o processo de fabricação. Como os componentes podem ser levados diretamente da estação de usinagem ou moldagem para o Hawk, o feedback é rápido e diretamente para o local em que a informação é necessária. Se o componente estiver toro ou fora da tolerância, uma ação de correção deve ser imediatamente tomada.

O Hawk pode ser configurado para execução manual ou totalmente automática. Para a moldagem do painel de controle de clima da Peugeot, isso significa que a pré-produção inicial pode ser monitorada de perto e medida usando uma configuração de inspeção completamente manual.

A flexibilidade da operação manual significa que as mudanças podem ser rapidamente acomodadas sem a necessidade de conhecimento de programação. Depois de a produção de volume começar, muitas dessas verificações ou medições podem ser totalmente automatizadas, resultando em maios rendimento, ciclo de trabalho de inspeção reduzido e repetibilidade aprimorada.

À medida que os moldes automotivos se tornam mais complexos e possuem uma qualidade mais crítica, a demanda de consumidores com expectativas mais altas cresce. Isso tudo leva à necessidade de sistemas de medição sem contato que sejam precisos, fáceis de usar e capazes de medir componentes difíceis opticamente no volume. O Hawk chegou.